Uma boa iluminação é essencial!

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma boa iluminação é essencial em ambientes que são utilizados para bordar e/ou costurar.

Uma luz insuficiente ou uma luz em excesso pode dificultar o trabalho, pode causar fadiga visual, e ainda contribuir para a ocorrência de acidentes (furar o dedo com uma agulha, por exemplo).

É preciso criar no ambiente uma iluminação ideal, nem escura e nem clara demais.

DSC09946

Existem dois tipos de luz: a natural que é proveniente do sol, sendo esta a que melhor se adapta aos nossos olhos; e a luz artificial, proveniente de equipamentos de iluminação.

Sem dúvida a luz do dia é melhor para cortar, costurar e combinar cores. Por isso o local mais indicado para a mesa de corte é junto a uma janela, assim como a máquina de costura.

Mas atente-se para um detalhe: luz em excesso é por vezes tão prejudicial como luz insuficiente. A colocação de persianas numa janela pode diminuir a claridade ofuscante dos dias de verão.

Se no local que você borda e/ou costura não tiver janelas, ou se você precisa trabalhar no período noturno, o jeito é contar com a luz artificial que deve iluminar generosamente as zonas de trabalho e deixá-las livres de sombras. Lâmpadas fluorescentes que, emitem uma luz fria, difusa e sem sombras, são mais indicadas para locais de atividade mais intensa.

A iluminação em um escritório ou atelier, por exemplo, requer um bom planejamento para que o resultado final não seja luz demais, nem luz de menos. A vantagem de trabalhar com luz é que você sentirá de imediato o seu efeito e se ela está adequada ou não, por isso, experimente até se sentir bem.

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Até o próximo post!

Um super abraço da equipe Delta Bordados!

Fontes:
http://eudecoro.com.br/
http://opac.iefp.pt/
http://www.maquinacostura.com/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.