Entenda os símbolos presentes nas etiquetas de roupas

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando compramos uma roupa nova queremos que sua durabilidade seja satisfatória e que ela tenha sempre uma aparência de nova e de bem cuidada, não é mesmo? E se ainda criamos um bordado nessa peça como um guipir ou um richelieu, por exemplo, desejamos que ela dure por muitos anos.

Mas para que uma roupa permaneça bonita por muito tempo, é preciso alguns cuidados na hora de lavá-la e passá-la. Uma das maneiras de cuidar da roupa é entender os símbolos que estão presentes em sua etiqueta. 

etiqueta-de-roupas-simbolo

Muitas pessoas cortam as etiquetas com esses dados porque têm alergia ou porque não gostam de nenhum incômodo. Não há problema em tirar a etiqueta se ela incomoda tanto, mas é nela que estão as informações sobre como evitar erros mais recorrentes na lavanderia, tais como encolhimento, desbotamento e até mesmo a transferência de cores e possíveis manchas. Por isso, se você cortar a etiqueta, procure guardá-la em um caderno. Cole-a e escreva a qual peça aquela etiqueta se refere. Assim na hora de lavar aquela roupa, você terá acesso às principais informações sobre o que fazer para evitar possíveis danos a ela.
Crie o hábito de ler os símbolos das etiquetas de todas as peças que você for lavar. Seguir as instruções, antes de colocar as roupas na máquina, por exemplo, é a melhor maneira de cuidar de suas roupas para que elas fiquem sempre bonitas e com aparência de novas.

2
Segundo o site do sabão em pó – OMO – para aprender a diferenciar e decifrar os símbolos de etiquetas de roupas basta ter um pouquinho de paciência. Eles têm uma ordem universal e são os mesmos em todos os lugares do mundo. Os símbolos de etiquetas de roupas são divididos por categorias e através delas podemos encontrar instruções para lavar, alvejar, secar e passar.

Antes de consultar a tabela com os símbolos de lavagem, é importante conhecer a ordem das categorias:

A 1ª é a de instrução de lavagem. A tina, nome do símbolo da etiqueta de roupa, vai indicar se a peça pode ser lavada na máquina, qual a temperatura recomendada para lavagem, além das especificações para enxaguar e centrifugar a sua roupa.
A 2ª categoria de símbolos de lavagem é a de alvejamento e informa se a peça pode ser lavada com produtos que contém cloro ou não.
A 3ª pertence à categoria de secagem e vai indicar se o processo para secar a roupa deve ser feito naturalmente no varal ou com secadora. Também inclui recomendações de temperatura e posicionamento (secagem na horizontal ou vertical).
A 4ª categoria de símbolos de etiqueta de roupa informa se a peça pode ser passada a ferro e qual temperatura utilizar para obter melhores resultados.
A 5ª instrução de lavagem refere-se à limpeza a seco. São instruções mais específicas e normalmente voltadas para lavanderias especializadas, portanto você não precisa se preocupar tanto com elas.
Confira abaixo nossa tabela com os símbolos de lavagem de roupa:

significado-dos-simbolos-das-etiquetas-de-roupas

Fonte: omo.com.br

Todo cuidado é pouco em relação às nossas peças de roupas, principalmente as mais delicadas. =D
Um super abraço da equipe Delta Bordados e até o nosso próximo post!

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.