Cuidado com a poeira que se acumula em linhas, tecidos…

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabia que poeira pode causar rinite alérgica e que os principais sintomas são obstrução nasal (entupimento), coriza, espirros (algumas vezes o paciente espirra mais 20 vezes seguidas) e coceira no nariz, na garganta ou nos olhos? Segundo o Dr. Dráuzio Varella “no Brasil a poeira domiciliar é o fator de risco mais importante” (para a causa das alergias). “Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, por restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e por ácaros, organismos microscópicos da família dos aracnídeos.”

“A forma mais simples de tratar alergia é evitar o contato com a substância que desencadeia os sintomas.” É imprescindível que a “casa e principalmente o quarto onde o paciente dorme devem ser limpos com bastante frequência. Infelizmente, vassoura e espanador de pó apenas espalham o pó pelo ambiente. Os aspiradores são capazes de reter alguma sujeira, porém normalmente seu filtro não é desenvolvido para limpar o ar por completo. Infelizmente, muitas vezes, o que ele faz é uma pulverização da poeira no ambiente. Aspiradores com filtros especiais e de alta eficiência existem, mas têm custo elevado. O ideal é que não existam carpetes, cortinas, tapetes, bichos de pelúcia, almofadas, móveis e outros e utensílios que possam acumular poeira nos ambientes em que os portadores de rinite vivem. Nesse caso, o uso de pano úmido na limpeza é uma forma bastante eficaz para remover a poeira.” (Fonte drauziovarella.com.br)

Linhas, tecidos e até mesmo a sua máquina de costura, podem acumular muita poeira e ao entrar em contato com esses itens você pode vir a ter uma reação alérgica. Uma dica para evitar que suas linhas peguem poeira, é colocá-las em caixas organizadoras de plástico transparente e deixá-las sempre tampadas.

02-01

Tecidos costumam ser um local muito querido pelos ácaros que ficam “abraçados às fibras”, por isso guarde-os em sacos plásticos, sacos a vácuo e até mesmo caixas organizadoras com tampas. Para limpar a sua máquina, basta molhar um pano em detergente neutro, torcê-lo com firmeza e em seguida limpar a superfície da máquina. Depois de limpá-la uma vez com um pano umedecido, limpe-a novamente com um pano seco.

poeira-01

Medidas simples podem proteger você e sua família de uma possível rinite alérgica.

Esperamos que você tenha gostado das dicas e que nos acompanhe sempre aqui no BLOG!

Um super abraço da equipe Delta Bordados! =D

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.