Como receber bem o seu cliente =D

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Você trabalha em casa? Confira essas dicas para não errar na hora de receber o seu cliente. 😉

Com os valores dos aluguéis cada vez mais elevados é comum que muitos profissionais optem por trabalhar em casa, pois assim os gastos serão menores e eles podem ter uma maior flexibilidade de horário. Mas trabalhar em sua própria residência exige muita disciplina e organização.

Por se estar em casa é comum que muitos profissionais fiquem mais relaxados e despojados em relação ao que vestem. Ao se trabalhar fora (seja em um escritório, loja, fábrica), é comum que o profissional siga algumas normas daquele ambiente (uniforme, roupa social, etc), o que não acontece em casa, onde o ambiente é mais informal.

No entanto, ao receber um cliente, é importante seguir algumas formalidades, necessárias para que ele saia de sua residência com uma boa impressão.

 A seguir preparamos para vocês algumas dicas para que você possa receber bem o seu cliente:

 1) Se você mora em casa, observe a limpeza, desde o passeio, varanda, entrada principal, até a sala (atelier, escritório) que você receberá o seu comprador. Lembre-se, a primeira impressão é a que conta. Sujeira é algo muito negativo.

2) Organize seus aviamentos, tecidos, entretelas, bastidores, etc, em caixas organizadoras (confira: http://blog.deltabordados.com.br/organize-seus-itens-de-bordados-e-costuras-de-forma-facil-e-economica-d/)

Além de facilitar o seu trabalho, deixará todo o seu espaço mais organizado. Você pode utilizar etiquetas para identificar os seus itens. Prático, simples, barato e fácil.

Bagunça não é algo que as pessoas gostam de ver.

3) Esteja com as unhas arrumadas. Você, bordadeira(o), costureira(o), trabalha muito com as mãos, certo? É normal que as pessoas olhem diretamente para elas (ao prestarem atenção em suas ações, em seu trabalho). Por isso cuide bem de suas unhas; deixe-as sempre limpas, cortadas e lixadas.

4) Separe algumas peças do seu guarda-roupa que sejam confortáveis (afinal você está em casa), mas que sejam, ao mesmo tempo, ideais para receber o seu cliente. Opte sempre por peças 100% algodão porque além de conforto, permitem que a pele respire, o que evita possíveis odores desagradáveis. No caso das mulheres é importante evitar decotes, saias, vestidos e shorts muito apertados e/ou muito curtos. Confira se a roupa está passada e se não há nenhum botão solto, nenhum rasgo ou qualquer dano a peça. Sobre o calçado, não precisa ficar de salto em casa, por isso que tal um tênis ou uma sapatilha baixinha e bem macia?

5) Evite perfumes fortes, já pensou que seu cliente pode ser alérgico?

6) Ofereça um local confortável para ele se sentar (por ex: sofá ou uma cadeira macia).

7) Ofereça água (e se possível um cafezinho). Outra dica é deixar um pote de vidro com biscoitinhos à disposição.  

8) Se em sua casa tiver mais moradores, peça para que eles não interrompam a sua conversa enquanto estiver com seu cliente. Se for preciso peça a eles que falem baixo.

9) Evite falar ao telefone ou responder mensagens no whatsapp na frente de seu cliente. Naquele momento da reunião, da visita, tente dar todas as suas atenções para seu cliente para que ele se sinta bem.

10) Evite falar de assuntos pessoais com ele, principalmente se o conhece há pouco tempo.

11) Seja simpática(o) e agradável, mesmo se o seu dia não tiver sido muito agradável. Procure guardar os problemas “em uma caixinha” e não os tire de lá enquanto estiver na frente de seu cliente. Não é fácil, mas lembre-se que ele não tem culpa se você está passando por algo que a(o) deixou chateada(o).

12) Evite falar de outros clientes para ele, a não ser que sejam casos positivos. Nunca reclame de um cliente para outro. Ele pode pensar que você falará dele para outras pessoas.

O mais importante é ter bom senso e causar a melhor impressão possível para que o cliente volte mais vezes e encomende muitos bordados e costuras. 😉

Esperamos que você tenha gostado das dicas! 

Até o nosso próximo post! =D

Abraços da equipe Delta Bordados!

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