Como as máquinas de costura surgiram?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Imagine se todas as roupas que nós usamos fossem costuradas à mão? Demorariam muito e dariam um trabalho enorme para serem produzidas, não é verdade? Felizmente, para nossa alegriaaaa, existem máquinas de costura super modernas no mercado.

Você sabe como a máquina de costura surgiu?

MÁQUINA DE COSTURA ANTIGA-01

Isaac Merrit Singer, mecânico de Nova York, obteve em 12 de agosto de 1851, uma patente para a primeira máquina de costura de uso doméstico. Ele conquistou o primeiro prêmio na Exposição Universal de Paris de 1855. 

A Singer (1811–1875) patenteou em 1851 uma máquina de costura simples capaz de dar repetidos pespontos. Embora tenha perdido um pleito judicial por violação de propriedade industrial apresentado por Elias Howe, sua companhia estava já tão bem estabelecida que tomou a dianteira numa subsequente combinação de manufaturas e concentração de patentes. Entre 1851 e 1865 Singer patenteou 20 melhoramentos, inclusive o pedal de acionamento.

A ideia de se costurar por meio de uma máquina surgiu no ano de 1760 e passou muito tempo despercebida. Inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de máquinas de costura, porém nenhum deles era prático.  A construção da primeira máquina de costura Singer, há mais de 150 anos, representou o ponto de partida de uma evolução que proporcionou a todas as mulheres, em todos os pontos do globo, os meios para realizarem suas tarefas de costura de forma mais produtiva, reduzindo os custos e o tempo despendido na confecção de roupas. 

No ano de 1850, Singer conheceu, na oficina de Orson Phelps, uma máquina de costura. Ao analisar cuidadosamente o seu funcionamento, sugeriu modificações que revolucionaram sua fabricação. Em onze dias, estava pronta a primeira máquina de costura realmente eficiente. Singer solicitou uma patente em 1851 e continuou a melhorar sua máquina até sua morte, em 1875, aos 63 anos. 

Em 1851, Singer fundou a companhia Singer, que inicialmente enfrentou sérios problemas para introduzir seu produto, pois o público não acreditava que a máquina funcionava corretamente. Mas, aos poucos, o produto foi ganhando credibilidade. 

Fonte: http://operamundi.uol.com.br/

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.