Como aumentar a produtividade de sua empresa…

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9 dias de como aumentar a produtividade de sua empresa de bordados através da otimização do espaço físico.

Você tem um espaço e ele está pequeno para a quantidade de trabalho que sua empresa oferece? Você e/ou seus colaboradores estão com dificuldade em achar rapidamente itens de uso diário? Há muita bagunça, desorganização e o espaço parece estar cada dia menor? 

Então continue lendo este texto, pois aqui lhe daremos algumas dicas de como otimizar o seu espaço físico e assim aumentar a sua produtividade e a de seus colaboradores.

Dica 01: Verticalize! Use paredes vazias a seu favor:

Muitas vezes o problema principal pode estar na má distribuição dos recursos. Se você tem uma enorme quantidade de linhas para bordado, por exemplo, e elas ficam espalhadas por todo o seu espaço, a dica é juntar todas elas, se possível organizá-las por cores, e colocá-las em cima de prateleiras que devem ser pregadas na(s) parede(s) vazias. Isso já reduz um enorme espaço na parte debaixo.
Você pode utilizar várias prateleiras, colocando os itens mais importantes nas inferiores (mais acessíveis) e aqueles itens que você quase não usa, podem ficar nas prateleiras superiores (lembre-se de ter uma escada por perto para quando você precisar pegar algo). Se for colocar em caixas, não se esqueça de colar etiquetas bem legíveis para que nem você e nem a sua equipe precisem perder tempo em procurar determinado item.

Dica 02: Crie um espaço para lanches; evite comer em cima da mesa de trabalho:

Nos dias mais corridos, e de muitas encomendas, é comum optar-se por lanchar em cima da mesa de trabalho. O resultado? Migalhas de pães, biscoitos, salgados, caroços de frutas, embalagens vazias e copos sujos. Tudo isso ocupando espaço em sua mesa, que tem como finalidade auxiliar você nas suas tarefas e não atrapalhar quando você quiser cortar um tecido em cima dela, por exemplo.
Selecione alguns horários para lanches rápidos (e se você tiver colaboradores, ajude-os a criarem esse hábito). É importante desligar-se do trabalho por alguns minutos e também alimentar-se de três em três horas (clique aqui e confira nosso post sobre por que é tão importante comer de 3 em 3 horas: http://blog.deltabordados.com.br/por-que-e-tao-importante-comer-de-3-em-3-horas/).
Esse horário para o lanche pode ajudar e muito no aumento da concentração e conseqüentemente na produtividade.
Crie um espaço para essa prática. Pode ser uma mesinha com um microondas perto, por exemplo. Se não tiver armários próximos, utilize nichos nas paredes para acomodar talheres, copos e guardanapos. E não se esqueça de colocar uma lixeira bem próxima da área de lanche.

Dica 03: Na hora de pintar o seu espaço opte por cores neutras:

As cores neutras e claras ajudam a manter o ambiente iluminado e por isso são uma ótima pedida para ambientes pequenos. Além disso, não cansam tanto os olhos como cores fortes (rosa, vermelho e laranja, por exemplo).

Dica 04: Espaço pequeno precisa de móveis pequenos:

Lembre-se de que não adianta ter móveis muito grandes e pouco espaço em volta deles. Será que aquela mesa enorme de cortar tecidos, por exemplo, precisa ser realmente daquele tamanho? Verifique se uma mesa menor consegue proporcionar o mesmo efeito da grande. Você ganhará um espacinho a mais.

Dica 05: Descarte tudo aquilo que não lhe oferece mais nenhuma utilidade:

Sabe aquele restinho de linha, entretela, elástico, tecido…enfim…restinhos de materiais ao serem guardados durante muito tempo, podem ocupar um grande e significativo espaço. Como são itens pequenos, no início passarão despercebidos. Ao longo do tempo você precisará de caixas e mais caixas para guardá-los. Isso significa que você precisará de prateleiras, armários ou qualquer outro lugar para armazenar essas caixas. Por isso se não vai usar, se não é mais útil, descarte logo.

Dica 06: Coloque etiqueta em tudo que puder:

Ninguém gosta de perder tempo procurando um item que precisa muito. Imagine que você precisa entregar um bordado com urgência e não acha a entretela certa para ele?
Faça etiquetas, cole-as em caixas, sacos, enfim. Tempo é dinheiro e quanto menos tempo você e sua equipe economizar para encontrar materiais, melhor.

Dica 07: Mantenha o ambiente limpo e livre de odores desagradáveis:

É normal no meio do trabalho cair um pedacinho de tecido aqui, de entretela ali… no fim do dia o chão pode estar lotado de restinhos de materiais. Por isso vassoura ou aspirador nele. Além disso, oriente a sua equipe para deixar as mesas de trabalho limpas e organizadas e de retirarem diariamente os lixos úmidos, pois podem causar odores desagradáveis. 

Dica 08: Crie um quadro de tarefas:

Imagine a cena…seus colaboradores chegaram na sua empresa, mas não sabem o que devem fazer naquele dia porque você – responsável por passar as tarefas para eles – não pôde comparecer naquele dia. Imprevistos infelizmente acontecem, por isso coloque um quadro na parede com o cronograma das encomendas da semana, por exemplo. Assim a produtividade da empresa não fica comprometida.

Dica 09: Evite badulaques, bibelôs e enfeites em excesso:

Enfeites acumulam muita poeira e em grande quantidade ocupam muito espaço. Evite-os. Por menores que sejam acabam poluindo visualmente o ambiente.

Esperamos que você tenha gostado de nossas dicas. Organização, limpeza e bom senso são fundamentais para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

Até o nosso próximo post.

Um super abraço da equipe Delta Bordados!

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