Como aumentar a durabilidade da sua tesoura?

Tempo de leitura: 2 minutos

Tesoura é sem dúvida um dos objetos mais importantes de toda bordadeira e/ou costureira. É praticamente impossível cortar entretelas, tecidos, fitas, linhas, entre outros itens, sem a ajuda de uma boa tesoura amolada. Mas para que ela fique sempre afiada, e pronta para ser usada, é preciso tomar alguns cuidados. Lembre-se que deixá-la suja, dura e mal cuidada pode lhe causar dores nas mãos, além de proporcionar cortes imprecisos (tortinhos). O tempo de durabilidade de sua tesoura vai depender muito do zelo que você tem para com ela. Quer saber como preservar a sua tesoura para que ela dure por anos e anos? A seguir citamos 5 dicas para você colocar em prática já! Sua tesoura ficará muito agradecida!

Dica 01: na hora de limpar tesouras de aço inoxidável, evite o álcool. O mais recomendado é o uso de sabão neutro, água morna e um pano macio.

02: Aplique óleo lubrificante (pode ser o mesmo utilizado para lubrificar máquinas de costura) na área da bucha ou rebite. Nas áreas onde há contato entre metais, utilize uma quantidade bem pequena de óleo. Use um pano seco para limpar o excesso.  

Como lubrificar tesoura-01

03: Retire linhas e restinhos de tecidos que ficam grudados na lâmina, pois eles costumam ter características abrasivas e ao serem acumulados podem ser prejudiciais à sua tesoura.

04: Evite cortar papel com a mesma tesoura que você utiliza para cortar tecidos, pois, com o tempo, ela pode perder sua afiação. Lembre-se que ela é um instrumento de trabalho imprescindível. Tenha uma tesoura específica para tecidos e outra para papel (se você tiver duas tesouras idênticas, coloque etiquetas nelas para não se confundir).

05: Ajuste a sua tesoura para que ela não fique nem muito apertada nem fique soltando o parafuso pivô (pois assim as lâminas não terão contato). O ideal é que o movimento do corte seja sempre suave, porém firme e que a tesoura se abra e se feche com facilidade, sem machucar as suas mãos.

Se a sua tesoura está precisando de cuidados e já não corta tão bem quanto antes, que tal começar por uma afiação profissional? Leve-a a um afiador de qualidade pelo menos uma vez por ano. Você sentirá uma enorme diferença quando for cortar algo, ainda mais tecidos que precisam de um corte bem preciso.

Até o nosso próximo post!

Um grande abraço da equipe Delta Bordados!

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.