Bordados: qual o melhor local para vendê-los?

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O bordado pode gerar uma renda muito significativa para pessoas que usam a criatividade para criar peças lindas e também úteis como toalhas de mesa, rosto e banho, jogos americanos, porta copos e muito mais.

Mas para vendê-las é preciso que o empreendedor defina um local apropriado para o tipo de público que ele almeja alcançar. 

Segundo o SEBRAE, é necessário que o empreendimento esteja estabelecido em um local de fácil acesso e identificação, tais como:

a) Em ruas ou avenidas com grande fluxo de pedestres e veículos e em um espaço de fácil visualização do comércio em questão. É preciso que o local possua estacionamento para os clientes ou que pelo menos possua estacionamento rotativo nas imediações;

b) Galeria e ou Centros Comerciais de boa visitação de pessoas, principalmente naquelas que oferecem outros tipos de serviços, de preferência que se vinculem de forma direta ou indireta com o seu ramo de negócio, como, por exemplo, praça de alimentação, pequenos serviços de diversos tipos (reparos em roupas, salão de beleza, conserto de máquinas fotográficas, filmadoras, etc.);

c) Estações de metrô;

d) Hipermercados;

e) Shopping Center.

Ainda segundo o SEBRAE, a área comercial deverá ser um ambiente agradável, com boa iluminação natural de forma direta e sem sombras. Não sendo a iluminação natural suficiente, é necessário utilizar lâmpadas fluorescentes, uma vez que tais lâmpadas iluminam de maneira uniforme.

A escolha da localização do empreendimento dependerá do público-alvo do negócio, levando em consideração hábitos, costumes e poder aquisitivo deste referido público.

Para aqueles que não têm condições de investir em um espaço físico para a venda de seus bordados, uma alternativa é criar uma loja virtual. Para isso o empreendedor precisará:

De muito planejamento:

Um planejamento detalhado é de suma importância para o sucesso do negócio. É preciso analisar o mercado e a concorrência, além de criar estratégias de vendas e pós-vendas, logística, critérios de precificação e divulgação, etc.  

De uma plataforma eficiente e um layout intuitivo:

Segundo a Locaweb, uma boa forma de começar um negócio na internet é escolher uma plataforma adequada para criar e hospedar a loja virtual.  É fundamental que o layout seja simples, limpo e intuitivo, para que os clientes encontrem o que procuram de forma prática e rápida. Além disso, é preciso investir na apresentação dos produtos, categorizá-los cuidadosamente, seguindo um padrão de palavras-chave, pois isso será fundamental para a organização interna e para a otimização dos mecanismos de busca.

De precificar os seus produtos corretamente e avaliar formas de pagamento:

Ainda segundo a Locaweb, antes de definir o preço de cada produto é preciso realizar um estudo considerando aspectos como custos, concorrência, possíveis danos que gerem trocas ou extravios, manutenção da loja e lucro pretendido. Lembre-se que para vender pela internet é preciso ter preços atrativos.

Também é fundamental ter uma plataforma que possibilite diversas formas de pagamento aos seus clientes. Além de parceria com as mais variadas bandeiras de cartão de crédito, é bom oferecer a opção de pagamento à vista, no débito, ou boleto. Ter um ambiente seguro para o pagamento também é primordial.

De ter uma boa estratégia de Marketing Online:

O simples fato de ter uma loja virtual com ótimos produtos e bons preços não garante sucesso de vendas. É preciso muita divulgação para que as pessoas conheçam a loja. Ferramentas como e-mail marketing, newsletter e redes sociais podem ser muito úteis.

De ter uma logística eficiente:

Uma das vantagens do e-commerce é a possibilidade de trabalhar com número reduzido de funcionários e com um setor administrativo mais simples. Porém, seu negócio depende absolutamente de uma logística eficiente para dar certo. Isso inclui um controle de estoque rigoroso e o cumprimento dos prazos de entrega.

Fontes: Locaweb e SEBRAE

 

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