5 dicas de como deixar o seu ateliê mais organizado

Tempo de leitura: 4 minutos

Deixar o seu ateliê desorganizado pode ser mais prejudicial do que você imagina. Quando as coisas estão em desordem, o cérebro gasta muito mais tempo e desempenho para achar cada objeto necessário. O resultado dessa procura no meio da bagunça? Um cérebro cansado e com um rendimento comprometido para realizar tarefas que exigem mais energia e atenção (como tomar decisões, por exemplo). 😮

maquina-de-bordar-bagunca-01

Ambientes desorganizados atrapalham a concentração em uma só tarefa e também a produtividade do trabalho. Por não achar uma agulha, ou uma entretela, por exemplo, você pode acabar deixando o trabalho para outro momento e assim procrastinar a confecção e entrega daquele bordado. 

Por isso preparamos 5 dicas super fáceis de como deixar o seu ateliê mais organizado. 😉

Dica 01: comece decidindo o que será descartado 📤 

Para a primeira dica você vai precisar de: sacos de lixo e caixas de papelão. Jogue fora tudo aquilo que não tem mais utilidade para você em sacos de lixo (restos de entretelas, retalhos muito pequenos de tecidos, papéis, etc).
Coloque nas caixas de papelão os objetos que não são mais úteis a você, mas que podem ser úteis a alguém (retalhos maiores de tecidos, por exemplo). Separe essa caixa para doação e faça isso o mais breve possível.
Você pode ficar surpresa(o) com o espaço que ganhará após descartar algumas coisas. 

Dica 02: uma caixa para cada coisa 📥

caixa-plastica
Para a segunda dica o ideal é que você tenha caixas organizadoras de plástico transparentes (de vários tamanhos), pois elas são práticas e fáceis de se limpar. Se não for possível tente arrumar pelo menos caixas de papelão e vasilhas de plástico (para os objetos menores como agulhas). 
Coloque etiquetinhas do lado de fora de cada caixa para você identificar esses objetos com facilidade quando você precisar. 
Se possível coloque essas caixas em uma prateleira e/ou estante, por exemplo.

Dica 03: não deixe para arrumar amanhã a bagunça que você fez hoje ⌛

mulher-organizando-atelie-costura
Você passou um dia inteiro colocando o seu ateliê em ordem, mas no dia seguinte já o bagunçou? Evite sair e deixá-lo assim, pois bagunça gera bagunça (e novamente você poderá sentir um grande desânimo em arrumá-lo). Por isso, se a bagunça faz parte do seu dia de trabalho, não deixe para arrumar tudo no outro dia, pois no outro você precisará fazer novos trabalhos e a bagunça pode se acumular.

Dica 04: recolha o lixo gerado diariamente 🗑
Se possível, no final de cada dia de trabalho, recolha todos os lixinhos gerados. Lixeiras muito cheias deixam o ambiente feio, desorganizado e passa a sensação de desleixo. 

Dica 05: limpe seu espaço 

pessoa-limpando-casa
De que adianta um ateliê organizado se não estiver limpo? Faça uma caixinha exclusiva de produtos de limpeza e deixe-a no seu espaço, para, a qualquer momento, limpá-lo com facilidade e rapidez. 

Não se esqueça que bagunça e sujeira podem atrapalhar muito a sua produtividade. 


Você tem outras dicas de organização que possa dividir conosco? Deixe o seu comentário abaixo, por gentileza. Vamos adorar saber como você organiza o seu ambiente de trabalho. 😃

Ah, e não deixe de nos seguir no Instagram – @deltabordados – e também em nossa página no facebook.com/delta.bordados para ficar sempre por dentro de nossas dicas do segmento de bordados computadorizados. Desde já os nossos sinceros agradecimentos. 


Até o nosso próximo post! 😀

Um super abraço da equipe Delta Bordados! 😃

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.