3 super dicas para acabar com a procrastinação no trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Você tem o hábito de começar a bordar e/ou costurar uma peça e não terminá-la? De repente sua mesa fica lotada de roupas, toalhas e mais um tanto de itens não acabados? Você costuma pensar: “ah, não é pra entregar por agora mesmo…”, ou ainda “ah, uma hora dessas eu termino…”? E aí é que mora o problema. O cliente liga para você cobrando a peça e o que você faz? Corre para terminá-la a tempo. E essa correria, por mais insano que possa parecer, causa prazer ao cérebro. Isso mesmo, procrastinar um serviço e entregá-lo na última hora pode causar uma espécie de prazer na urgência, segundo um estudo publicado pela Universidade de Estocolmo, na Suécia.

Então já que a procrastinação não é causada apenas por uma gestão ruim do tempo, mas também por razões emocionais, o jeito é enganar o cérebro.

Listamos abaixo três dicas para eliminar a procrastinação e aumentar a produtividade no seu trabalho:

1) Facebook e Whatsapp podem? 😬 

Sim, mas na hora certa. 😛 As mídias sociais influenciam muito na produtividade de profissionais de áreas diversas. Através delas é possível ficar por dentro de tudo o que está acontecendo com nossos parentes, amigos e também é um ótimo meio de distração. Já reparou que o tempo parece passar muito mais rápido quando se está navegando pela internet? Você não precisa deixar o Facebook de lado, muito menos o Whatsapp, mas é necessário estabelecer metas intermediárias no seu dia. Que tal usar essas mídias que você gosta tanto como uma recompensa? Isso mesmo, coloque uma meta de poder acessá-las por X minutos somente depois que você terminar tal peça, tal encomenda ou tal quantidade de itens. 👗👚👕

2) Otimismo sempre 😀

Você tem um grande e difícil trabalho pela frente? Um vestido de noiva, um enxoval gigante para bebê, uma colcha para cama King, ou qualquer outra encomenda que esteja tirando o seu sono? A dica é não pensar que a realização desse serviço será impossível. Isso pode causar procrastinação e muito desânimo. Procure pensar que sim, o serviço é grande e complicado, mas que é perfeitamente possível de ser executado. Seja otimista e pense no quanto seu (sua) cliente ficará feliz ao receber a encomenda.

3) Imagine as consequências 😯
Tudo que fazemos gera um tipo de reação. E quando não fazemos algo, há também uma reação, e muitas vezes nada boa. 😥 Imagine que uma cliente sua encomendou um porta-alianças de guipir para o casamento de sua filha. Você teve duas semanas para fazê-lo, mas como para você é algo simples e rápido, deixou para fazer um dia antes do casamento. E aí no dia que você destinou para fazer a encomenda, aconteceu um imprevisto que impossibilitou o seu trabalho e você não conseguiu entregá-la para sua cliente. Qual será a reação dela ao saber que sua filha não terá porta-alianças no casamento? É uma cena muito ruim e desagradável, não é mesmo? Por isso, toda vez que você pensar em procrastinar, lembre-se de “reprogramar” o seu cérebro para que ele se livre de toda a preguiça e que pense no que pode acontecer a sua vida profissional se você não entregar suas encomendas.

Esperamos que essas dicas tenham ajudado você a deixar a procrastinação de lado. Acredite, ela só atrapalha. 😉

Tenha uma semana abençoada! 🙏

Um grande abraço da equipe Delta Bordados! 😃

Comentários

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.